SEGURANÇA PATRIMONIAL
Os sistemas de segurança eletrônica são responsáveis por inibir consideravelmente o número de delitos, sejam contra o patrimônio público ou privado, são sistemas que utilizam a tecnologia para manter a segurança e a ordem.
Conceito de segurança eletrônica
De modo geral, significa utilizar equipamentos a fim de manter a segurança de indivíduos e materiais por meio de eletrônicos. Para atingir os seus objetivos, são utilizados os procedimentos mais qualificados do mercado.
Para que o serviço obtenha o resultado desejado deve haver um planejamento adequado, geralmente, essa etapa é realizada por uma equipe de especialistas treinados aliados à profissionais da segurança privada e técnicos em sistemas eletrônicos de segurança.
Objetivos dos sistemas de segurança eletrônica
A segurança eletrônica possui três objetivos bem definidos:
Inibir a ação dos criminosos
Em geral, quando percebem o sistema de segurança, os possíveis infratores avaliam a situação e desistem do ato ilícito. Criminosos optam por locais onde possam trafegar sem serem vistos e que ofereçam menor risco, sendo assim, os eletrônicos reduzem as chances de ocorrerem delitos.
Detectar
Nesse sentido, o sistema capta a movimentação de pessoas não autorizadas em locais protegidos, assim, torna-se uma boa opção para a segurança de instalações, uma vez que a vigilância eletrônica alerta sobre essas ações protegendo o patrimônio, sem utilizar seguranças humanos.
Comunicar
Os sistemas eletrônicos avisam, de forma remota, sobre movimentações estranhas, com a ferramenta da internet, é possível verificar as imagens, utilizar o sistema de rádio ou então fazer a checagem por aparelhos celulares.
Tecnologias utilizadas
Assim como os objetivos, as tecnologias utilizadas pela segurança eletrônica também estão em três grupos:
Controle de acesso físico
O primeiro deles é o controle de acesso físico, instalado para identificar a entrada e saída de indivíduos no local programado. Dessa maneira, pode-se bloquear ou permitir a passagem de pessoas não autorizadas.
Circuito Fechado de Televisão | CFTV
Com o CFTV, as imagens são captadas, podendo ser assistidas ao vivo ou gravadas. Esse sistema possibilita cuidar de diversos ambientes ao mesmo tempo.
Central de monitoramento
Por fim, existe a famosa central de monitoramento, local destinado a receber as imagens e dados captados. Nesse local, as informações são analisadas e decisões tomadas.
Sistema de alarmes
Os alarmes estão entre os sistemas de segurança mais populares do mercado, são compostos por uma série de elementos, como o painel de alarme, bateria, sirene, sensores e botão de pânico.
O painel de alarme é o elemento principal, ele recebe os sinais dos sensores e encaminha para a central, pode ser programado por setores, aumentando a eficiência. A bateria mantém o painel ativo em momentos sem energia elétrica, quando estiver com pouca carga, ela envia mensagem informando.
Os sensores servem para identificar presenças indesejáveis, sendo monitorados pela central ou pelo proprietário, caso sejam acionados, a sirene emitirá sons, dificultando as ações delituosas, já o botão de pânico, como o nome sugere, é para situações perigosas, em que a central é acionada.
Locais onde utilizar a segurança eletrônica
Não existem locais que não possam utilizar segurança eletrônica, mas em alguns ambientes são mais indicado. Normalmente, são encontrados em empresas do setor público ou privado, instituições de ensino, prefeituras e hospitais, delegacias ou áreas militares, farmácias, supermercados e shoppings, esses sistemas também estão por locais públicos, ajudando a manter a segurança e a ordem.
Quer saber mais sobre segurança eletrônica?
Ligue para (17) 99274-8013 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.




